UFRJ Plural - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Agenda

 

UFRJ oferece fóruns de discussão científica sobre Astronomia

Observtorio

O Observatório do Valongo (OV-UFRJ) promove, semanalmente, Seminários/Conferências e o Folhetim Astronômico, os seus dois principais fóruns de discussão científica.

Os Seminários/Conferências ocorrem toda quarta-feira, às 16h, e o Folhetim Astronômico, toda quinta-feira, às 12h15, sempre no auditório do OV, sala 101A.

O Observatório fica na Ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde, no Rio de Janeiro.


03 de julho

Cinerama apresenta novo calendário de filmes

Eco

O Cinerama, cineclube organizado pelos alunos de Audiovisual da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, apresenta sessões gratuitas todas as quartas-feiras, a partir das 19h, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), campus da Praia Vermelha.

As sessões são seguidas de debates entre convidados e demais interessados. O CFCH fica na Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro.

Confira o calendário das próximas exibições:

- 030/7:  Alegria de viver, de Watson Macedo. Após a sessão, Hernani Heffner, chefe de preservação da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), conversará com os presentes sobre o filme.

- 10/07:  Beijo de Sal + Laura, de Fellipe Gamarano Barbosa. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor.


04 de julho

"A Vida em Seis por Oito"

IBqM

O Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, seguindo no caminho de unir Ciência e Arte, no campo da divulgação científica, apresenta o espetáculo de dança "A Vida em Seis por Oito". 

O evento acontece no dia 4 de julho, às 20h, no Centro Cultural Anglo-Americano, que fica na Avenida das Américas, 2603, Barra da Tijuca, RJ. Confirmar presença no endereço: avidaem6x8@gmail.com.



04 de julho

UFRJ promove espetáculo de dança

IBqM

No dia 4 de julho, às 20h, acontece o espetáculo “A Vida em Seis por Oito”, promovido pelo Laboratório em Formação de Professores, do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, e pela Cia. John Gaúcho.

O evento, que reúne música, artes plásticas e educação, faz a fusão do balé folclórico sulino com a dança contemporânea, passando também por diferentes modalidades de dança, como o flamenco e a dança percursiva.

A apresentação será realizada no Centro Cultural Anglo-Americano, que fica na Av. das Américas, 2.603, na Barra da Tijuca.



05 de julho

Museu Nacional comemora 195 anos

Museu Nacional

Em comemoração aos 195 anos de sua criação, o Museu Nacional-UFRJ, na Quinta da Boa Vista, apresenta uma programação especial de aniversário no fim de semana, de 5 a 7 se julho. Oficinas, novas exposições e visitas mediadas integram as atividades que levam o visitante a uma viagem pelo maior museu de História Natural e Antropologia da América do Sul.

O destaque fica por conta da abertura da exposição “A (R)evolução das Plantas” que, pela primeira vez, expõe os fósseis da Coleção de Paleobotânica do Museu Nacional-UFRJ. A exposição mostra a evolução das plantas e as mudanças climático-ambientais do planeta ao longo do tempo geológico e contará com material especial para pessoas com deficiência visual, como catálogos em braile e audiolivros.


06 de julho

Medeia, o sagrado e o profano em Pasolini

medeia

O Ciência em Foco apresenta Medeia, de Pier Paolo Pasolini, no dia 6/7, às 16h, seguido da palestra “Pasolini e a tragédia do homem ocidental”, com Alexandre Costa, doutor em Filosofia pela UFRJ e professor do Departamento de Filosofia da UFF.

Produzido em 1969, o filme tem a cantora lírica Maria Callas como Medeia, personagem da mitologia grega narrada por Eurípides, autor da tragédia de mesmo nome, representada em Atenas no ano de 431 a.C.

Medeia, sacerdotisa e princesa “bárbara” da Cólquida, apaixona-se pelo grego Jasão, que a desposa e com ela tem dois filhos. Ele a abandona para se casar com a filha de Creonte, princesa da cidade grega de Corinto. A vingança de Medeia transmuta sua paixão em ódio sem limites, conduzindo os personagens a um caminho sem volta.


Até dia 16 de julho

Inscrições para o "2º Prêmio de Publicação Discente".

Inscrições para o "2º Prêmio de Publicação Discente".

As inscrições para o “2º Prêmio de Publicação Discente” do Instituto de Economia (IE) da UFRJ começam no dia 24 de junho e vão até 16 de julho.

Criado em 2012, o concurso de monografias, dissertações e teses apresenta o objetivo de premiar o melhor trabalho de conclusão de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado do IE.

Trabalhos concluídos no primeiro e no segundo semestres de 2012 podem participar, desde que sejam indicados pela Diretoria Adjunta de Graduação e pelas Comissões Deliberativas de Programas.

Para se inscrever, é necessário enviar um ofício para o diretor adjunto de Graduação e para os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação.


29 de julho

Atividades educativas sobre circulação sanguínea

Espaço Ciência VivaO Espaço Ciência Viva apresenta, no dia 29, das 14h às 17h, o Sábado Ciência, que tem como tema “Hemomania 2 – Sangue e Saúde”.

O objetivo do evento é fazer com que os visitantes conheçam mais sobre a circulação do sangue no corpo humano, através de atividades educativas, que apresentam informações sobre tipos sanguíneos, extração da medula óssea, entre outros assuntos.

O Espaço fica na Av. Heitor Beltrão, 321 – Tijuca. Outras informações pelo telefone (21) 2204-0599 ou pelo site www.cienciaviva.org.br.