UFRJ Plural - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Notícias da semana

Carta de Serviços facilita acesso da população aos hospitais da UFRJ
Guilherme Karakida

Diante da demanda frequente da população em compreender como ter acesso aos serviços hospitalares da universidade, a Reitoria percebeu a necessidade de elaborar uma Carta de Serviços ao Cidadão para esclarecer todas essas dúvidas.

Para isso, a Ouvidoria-Geral foi incumbida de coordenar um grupo de trabalho, com representantes das nove unidades hospitalares, com o objetivo de produzir esse material.

Segundo Cristina Riche, ouvidoria-geral da UFRJ e idealizadora do projeto, a carta não busca apenas informar, mas também contribuir para humanizar o serviço por meio da informação. “A carta tem uma função pública e social que é levar a informação ao indivíduo em relação aos serviços de saúde prestados pela universidade, por meio das suas unidades hospitalares, e como o cidadão poderá acessar esses serviços”, afirma.

Além disso, esse conjunto de informações também orienta a pessoa a avaliar o serviço que recebe, uma vez que é seu direito reivindicar mudanças caso não se sinta satisfeito com o serviço que recebe.

Para Riche, a carta ainda desburocratiza a relação entre a universidade e o cidadão. “Ela oferece uma resposta mais rápida ao cidadão que necessita desses serviços, já que a demora gera, é claro, uma situação de insatisfação que precisa ser corrigida”, explica.

Em relação à linguagem da carta, houve o cuidado para não se usarem termos técnicos e difíceis, pelo fato de o público-alvo ser amplo e de diversas camadas sociais.

A carta pode ser encontrada tanto no site da UFRJ como nas unidades hospitalares da universidade. Para mais informações acesse o site.