UFRJ Plural - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisa

Estudo investiga relação entre rituais de beleza e mercado de trabalho
Carla Basílio

Foto: William Santos

Um estudo realizado pelo Instituto de pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead) pretende investigar os rituais matinais de higiene e beleza de mulheres inseridas no mercado de trabalho, tendo em vista o aumenta da participação feminina no mesmo e a relevância desta indústria no Brasil. A pesquisa é coordenada pelos professores Maribel Suarez e Letícia Casotti, a qual cedeu entrevista para o boletim UFRJ Plural a respeito do assunto.

Segundo a docente, o estudo foi apoiado pelos recursos doados para a Cátedra L'Oréal de Comportamento do consumidor, que procurou conhecer rituais de cuidados matinais de mulheres profissionais quando se preparam para o trabalho. Esse estudo foi a dissertação de mestrado de Aline Figueiredo, orientada pela professora, que teve como título "Consumo da beleza e trabalho feminino:um estudo sobre rituais de cuidados pessoais". 

Letícia explicou que "a pesquisa buscou inicialmente identificar aspectos do ritual privado, e mais solitário, de cuidados relativos à higiene e beleza, mas compreendemos que esses rituais privados possuem o objetivo de preparação para outros mais públicos que acontecem em ambientes de trabalho". Assim, acrescentou, "buscamos explorar os produtos e marcas que fazem parte desses rituais e contribuem para formação da identidade profissional dessas mulheres".

A respeito dos rituais de consumo, a professora destacou a importância da Antropologia como a ciência mais preocupada em investigar rituais. "Esta área de conhecimento deu base para que os pesquisadores de comportamentos do consumidor começassem a usar o comportamento ritualístico para compreender melhor vários tipos de consumo de bens e serviços. A análise de comportamentos ritualísticos permite que sejam interpretados os significados simbólicos e sociais que envolvem todo o processo de consumo", explicou.

Sobre os resultados obtidos, é importante lembrar que os estudos sobre rituais de consumo trazem detalhes e profundidade nas informações e são, portanto, difíceis de serem descritos. No entanto, dentre os principais achados do estudo, Letícia destacou os cosméticos vistos, pelo grupo de mulheres entrevistadas, como elementos transformadores antes da ida para o trabalho. "Antes de passarem por seus rituais matinais de cuidados pessoais, as entrevistadas falam de sua aparência cansada, dos cabelos desarrumados ou dos olhos inchados que são transformados em uma aparência 'energizada', capaz de comunicar que estão 'dispostas para o trabalho', conta. 

Alguns relatos ainda sugerem uma grande preocupação com a aparência no ambiente de trabalho, mas falam também que o ritual de arrumação para o trabalho é necessário, porém nem sempre prazeroso. "Vários aspectos curiosos apareceram nesse estudo qualitativo e apenas exploratório que deveriam ser examinados por empresas do setor de higiene e beleza como, por exemplo, os relatos que falam desses rituais no deslocamento para o trabalho, no ônibus ou no carro, ou mesmo de como alguns tipos de profissão precisam mostrar ou ocultar o uso de cosméticos", concluiu.