UFRJ Plural - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisa

Laboratório de células-tronco da UFRJ usa DNA para fazer obras de arte
Paulo Hora

No Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (LaNCE), surgiu uma ideia que transforma uma amostra de DNA em arte. Valorizando a beleza que constitui a exclusividade do código genético de cada pessoa, o processo constitui-se na coleta de uma amostra de saliva, na qual são identificadas sequências específicas do código genético do indivíduo, para produzir sua "imagem genética". O resultado é transformado em quadros que representam verdadeiras obras de arte.

O interessado em adquirir o retrato de seu DNA recebe um kit com instruções detalhadas para a coleta do material. De forma segura, fácil e indolor, células do interior da bochecha são recolhidas utilizando uma pequena espátula totalmente esterilizada incluída no kit. A amostra é processada em laboratório e a imagem do DNA é capturada, para, em seguida, ser digitalizada e customizada. Em seguida, a obra de arte é impressa em alta resolução, com tintas projetadas para resistir ao desbotamento sobre Canvas de fibra de algodão. Após um prazo de até quatro semanas, a tela é entregue protegida e embalada em tubo. Cada amostra de DNA é descartada no laboratório imediatamente após a imagem digital ser capturada com sucesso. 

Para o coordenador do LaNCE, Stevens Rehen, ao apreciar um trabalho científico como arte, a sociedade pode passar a demonstrar maior interesse pelo assunto. "Ao adquirir essas obras de arte, as pessoas passam a valorizar mais a ciência", explica. Uma parte dos recursos obtidos com a venda dos retratos de DNA será destinada ao próprio laboratório, para que este possa investir mais em pesquisas. "Precisamos investir mais em ciência, o Brasil está muito longe dos países líderes em inovação científica. Em nosso país não há tradição de investimentos privados para a pesquisa", afirma o pesquisador.

O interessado em adquirir a arte de seu DNA deve acessar o site da DNA Brasil (http://dnabrasil.art.br/), onde podem-se tirar outras dúvidas. Para conhecer um pouco mais do Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias, o site é http://www.lance-ufrj.org/.